segunda-feira, 31 de março de 2008

O milagre do Chá Verde!

Ele desintoxica, desincha, acelera o metabolismo e queima gordura. O chá mais falado do momento tem ainda outros poderes a favor da saúde e contra o excesso de peso.

O sabor é amargo, mas logo vai descobrir que o sacrifício de beber algumas chávenas de chá verde todos os dias vale a pena. Só para começar a lista de benefícios:

-Ajuda a secar gorduras; Existe comprovação científica, uma pesquisa publicada no American Journal of Clinical Nutrition, conceituada revista da Sociedade Americana de Nutrição, acompanhou dois grupos de gordinhos. Os dois seguiram um plano de baixas calorias. O primeiro bebeu de seis a oito chávenas de chá verde por dia. No final do estudo, esses pacientes queimaram 4% a mais de gordura que o grupo que passou longe do chá. A explicação é que a bebida tem acção lipolítica, “O chá verde acelera o metabolismo, desintoxica e facilita a digestão”. A combinação chá verde + dieta faz você emagrecer até 5 quilos em 15 dias!

Emagrecer é apenas uma das vantagens do chá verde. Estudos feitos em importantes centros de pesquisa dos Estados Unidos e da Europa mostraram que também faz bem para a pele. Extraído da planta Camellia sinensis, tem altas concentrações de anti oxidantes, considerados até mais potentes que os carotenos e as vitaminas C e E, substâncias que actuam contra as rugas precoces.

Outra pesquisa, desta vez realizada na Universidade de Tohoku, no Japão, e publicada recentemente no The Journal of the American Medical Association (Jama), mostrou que a erva é eficaz na prevenção de doenças do coração. Os seus compostos reforçam as artérias, diminuem as taxas de colesterol mau e bloqueiam o acumulo de gordura na parede dos vasos sanguíneos. O consumo habitual também previne inflamações nas gengivas e até tumores malignos de boca e mama.

Como preparar:

É muito fácil preparar o chá verde, mas há alguns segredos importantes para preservar os princípios activos da erva;
Coloque a água para ferver e assim que surgirem as primeiras bolhas de ar (antes de começar para valer o processo de ebulição), apague o lume. Acrescente a erva (o ideal são 2 colheres de sopa para 1 litro de água, mas comece com apenas 1 colher, pelo menos até se acostumar com o sabor do chá) e abafe por 2 ou 3 minutos. Depois é só coar e tomar.