quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Exercício físico aumenta desempenho cognitivo

O exercício físico pode ser um instrumento importante para optimizar o processo de aprendizagem, o desempenho cognitivo, assim como a prevenção de certas doenças. Foi essa a conclusão de um estudo recente publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences.

Não é novidade nenhuma que o exercício faz bem à saúde. O que agora nós sabemos é que a actividade física está directamente associada ao coeficiente de inteligência (QI).

O estudo foi realizado com 1 milhão e 200 mil homens (1.200.000) suecos nascidos entre 1950 e 1976 e que realizaram serviços militares. Estes homens foram analisados quando entraram no exército, com testes físicos e psicológicos. O objectivo destes testes era avaliar o QI. Os investigadores notaram uma ligação entre uma boa saúde física e melhores resultados nos testes de QI.

Segundo eles, a ligação mais forte está ao nível do raciocínio lógico e compreensão verbal. Os cientistas salientaram, no entanto, que é a boa condição física, e não a força, que exerce influência sobre os resultados. “O bom estado físico significa que a capacidade cardíaca e dos pulmões está boa, o que significa que o cérebro recebe bastante oxigénio”, diz Michael Nilsson, porta-voz da equipa de cientistas.

Também provámos que os jovens que melhoram a condição física entre os 15 e 18 anos aumentam a performance cognitiva“, explicou a investigadora Maria Åberg. “Sendo este o caso, a educação física é uma matéria que tem um papel muito importante nas escolas, e é absolutamente necessária para melhorar em matemática e outras matérias teóricas“, concluiu.

Também foram comparados os resultados dos testes de condição física durante o serviço militar obrigatório com o estado sócio-económico durante a idade adulta. Foi observado que aqueles que tinham um bom estado físico aos 18 anos eram mais propensos a seguir os estudos no ensino superior.


Fonte: Cardiovascular fitness is associated with cognition in young adulthood, PNAS Vol. 106 Nº 49 – 20906-20911, Dezembro 2009 in http://logon.prozis.pt/exercicio-fisico-aumenta-desempenho-cognitivo/