sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Batidos para todos!!!

Um bom batido pode ser uma das mais saborosas e práticas maneiras de aumentar a massa muscular, diminuir o apetite por doces, melhorar o seu humor, dar energia para o exercício e ainda fornecer ao seu corpo nutrientes protectores e vitais. Siga a nossa, sugestão: um batido para cada ocasião.


Batido do pequeno-almoço

A quem se destina? A todos os indivíduos, de ambos os sexos, que tenham alguma dificuldade em ingerir comida sólida de manhã. Nós compreendemos que é um hábito difícil de incutir mas é essencial para recuperar do longo jejum durante a noite.

Ingredientes (para 1 dose): 250 a 500ml de Leite ou Iogurte líquido (natural) magros, ½ a 1 Banana média pouco madura, 1 chávena de chá de frutos silvestres, 1 colher de chá de mel e 1 colher de sopa de levedura de cerveja. Adpote a quantidade mínima ou máxima conforme seja mulher ou homem, respectivamente.

O que está incluído? O leite é uma importante fonte de proteína, hidratos de carbono, cálcio e vitaminas; a banana fornece-lhe hidratos de carbono a curto e longo prazo além de fibra e potássio; os frutos vermelhos são especialmente ricos em vitamina C e outros antioxidantes do seu sistema cardiovascular; o mel ajuda a estimular a função imunitária e a levedura de cerveja é rica em crómio, o mineral que tem um papel auxiliar no controlo dos níveis de açúcar no sangue.

Opcional: Se pratica musculação regularmente acrescente a este batido 1 colher de sopa de proteína em pó, preferencialmente Whey para o enriquecer em proteína de alto valor biológico, essencial para a manutenção, recuperação e ganho de massa magra.


Batido desintoxicante

A quem se destina? Teve uma festa ou mais cheias de gordura ou uma noitada com algumas bebidas alcoólicas a mais e precisa rapidamente de regenerar as suas defesas desintoxicantes. Eles alimentos irão ajudar a eliminar os radicais livres formados pelos maus hábitos na comida, pelo alcool e contribuem para que sejam eliminados mais facilmente pelo oranismo.

Ingredientes (para 1 dose): 250ml de Iogurte líquido natural magro; ½ cenoura média; ¼ pepino médio;1 laranja média.

O que está incluído? O iogurte é um dos melhores ingredientes da sua cozinha, ajuda a reequilibrar a sua flora intestinal que é especialmente importante para ajudar a eliminar compostos carcinogénicos produzidos através das gorduras saturadas; a cenoura é rica em beta-caroteno, um antioxidante por excelência; o pepino tem uma acção ligeiramente diurética e depurativa; a laranja fornece vitamina C, água e um pouco mais de carotenos.

Opcional: se está com dificuldades em evacuar no dia a seguir à festa ou ao almoço mais copioso, junte 1 colher de sopa de farelo de aveia para ajudar o trânsito intestinal ou, em alternativa junte 1 kiwi ou 1 ameixa ao batido.

Batido para os mais magrinhos

A quem se destina? Está farto(a) de comer e não consegue aumentar de peso. Já se começa a tornar incómodo ingerir grandes quantidades de comida todos os dias e mesmo assim a balança não mexe. Este batido fornece-lhe uma boa quantidade de calorias, para substituir uma ou outra refeição e assim digerir e absorver melhor os nutrientes realmente necessários.

Ingredientes (para 1 dose): 500ml de Leite meio-gordo; 1 Banana; 2 colheres de sopa de passas ou sultanas; 1 colher de sopa de mel.

O que está incluído? 350Calorias provenientes dos ingredientes certos para alimentar os seus músculos. Tem Hidratos de carbono de absorção rápida e lenta para ter uma boa reserva energética mas também energia a curto-prazo, e proteína de elevado valor biológico.

Opcional: pode juntar 2 colheres de chá de manteiga de amendoim e atingir as 400Cal no batido. Substitui assim muitas fórmulas incrementadoras de peso, dispendiosas e carregadas de açúcares sem grande valor nutricional.


Batido de emagrecimento

A quem se destina? Muitas pessoas tentam, sem êxito nenhum, substituir refeições sem conta por cenouras, pepinos e folhas, ficando cheias de fome e acabam normalmente por comer muito mais à tarde e desistir da dieta antes que faça efeito. O que pretendemos com este batido é fornecer-lhe os ingredientes certos para substituir o seu jantar por um bom batido, saboroso e nutritivo que fará esquecer o doce no frigorífico e dará tudo quanto precisa para queimar mais calorias durante a noite.

Ingredientes (para 1 dose): 1 doseador de Proteína de soro de Leite (30g); 200ml de Água; 1 chávena de chá de frutos vermelhos; 1 colher de chá de mel; 2 colheres de sopa de cereais integrais; 1 colher de sopa de sementes de linhaça ou girassol ou sésamo.

O que está incluído? Todos os nutrientes essenciais para uma refeição balanceada que permita ao seu corpo manter o metabolismo elevado, sem deixar de queimar gordura e sobretudo sem entrar no modo de sobrevivência. Tem proteína para manter a massa magra, sacrificada pelas dietas de emergência, gordura saudável para ajudar a queimar mais gordura, antioxidantes para contrabalançar o stress provocado pela privação de alimentos e pelo exercício físico e uma pequena e moderada dose de hidratos de carbono para manter os seus níveis de açúcar no sangue estáveis e assim evitar apetites nocturnos.


Batido energético

A quem se destina? A sua refeição anterior ao exercício físico é um batido mas está sempre sem ideias para fazer o batido ideal. Estes são os ingredientes que precisa de incluir para tirar o maior partido da próxima sessão.

Ingredientes (para 1 dose): 250ml de Iogurte líquido (melhor tolerado do que o leite antes do esforço); 1 Banana média; 4 a 6 colheres de sopa de cereais (flocos de aveia, centeio, cevada ou trigo); 1 colher de sopa de passas ou sultanas; 1 colher de sopa de mel e 2 colheres de chá de manteiga de amendoim ou 5 amendoins.

O que está incluído? Tudo: hidratos de carbono de absorção lenta e rápida para ter energia a curto e a longo prazo, proteína de elevado valor biológico para ter um nível de aminoácidos constante no sangue e gordura saudável que não só lhe fornece alguma energia extra como ajuda o corpo a utilizar o melhor combustível para longa duração – a gordura corporal.