quarta-feira, 28 de março de 2012

Dá saúde ao teu intestino

Os probióticos são microrganismos vivos que povoam e reforçam a tua flora intestinal, contribuindo para a melhoria da função imunitária, para a saúde do teu intestino e para a prevenção de diversas doenças de carácter inflamatório, auto-imune e outras que afectam o aparelho digestivo.


Estes benefícios foram recentemente reforçados pelos resultados dos estudos apresentados no Congresso anual do Colégio Americano de Gastroenterologistas.

De acordo com os mesmos, a suplementação com probióticos mostrou uma redução do risco de diarreia associada à toma de antibióticos em cerca de 60%, assim como a diminuição de sintomas de inchaço, desconforto abdominal e também inflamação.

A utilização excessiva de antibióticos acaba por levar à aquisição de resistência o que dificulta o tratamento, agrava os sintomas e pode mesmo levar à morte se os microorganismos não respondem à terapêutica e induzem uma septicemia. Este quadro é especialmente grave em patologias em que a flora intestinal está por si só fragilizada como é o caso das doenças inflamatórias do intestino.

Se queres preservar a saúde do teu intestino, além de uma alimentação saudável e equilibrada, inclui probióticos diariamente. Uma das fontes mais naturais é o iogurte mas em situações de maior stress ou se já tens algum factor de risco, como uma colite ou o intestino irritável, pondera a suplementação com probióticos.




Fonte: Revista Sport Life