sábado, 28 de março de 2009

Cereais integrais combatem aterosclerose

Menos de três por cento dos norte-americanos come a dose recomendada de cereais integrais, um dos alimentos que pode ajudar a prevenir o espessamento das artérias e a doença cardiovascular.

Um maior consumo de cereais integrais representa uma oportunidade de reduzir o risco de aterosclerose e doença cardiovascular. São as conclusões de um estudo recentemente publicado no American Journal of Clinical Nutrition e que relacionou o consumo de cereais integrais com a saúde das artérias.

Philip Mellen e um grupo de investigadores da Universidade de Wake Forest, na Carolina do Norte, seleccionaram cerca de 1200 participantes do Insulin Resistance Atherosclerosis Study e constataram que, quanto maior a presença de cereais integrais na sua dieta alimentar, mais finas se mostravam as paredes das artérias.


Os resultados mantiveram-se mesmo após se anularem factores como a qualidade geral do padrão alimentar de cada indivíduo, o que reforçou a evidência de que o efeito protector é provocado pelos cereais integrais e não outro componente. “São nutricionalmente muito complexos”, explica Mellen. “Não é só a fibra, não é só a vitamina B ou a vitamina E. O integral é mais do que a soma das partes”, conclui o investigador norte-americano.