domingo, 15 de novembro de 2009

Etiqueta no Ginásio!

Está a prejudicar pessoas enquanto elas estão a treinar ? Pode nem reparar nisso e quando se apercebe, cria-se numa situação constrangedora.
Alguns ginásios têm uma pequena lista de coisas que não se devem fazer. A etiqueta no ginásio é supostamente senso comum, mas todos sabemos que por vezes o senso comum não é assim tão comum.
Se treinar regularmente num ginásio, de certeza que já passou por pessoas e atletas sem etiqueta. Claro que estas pessoas também possuem senso comum, mas simplesmente não lhes ocorreu ou estão simplesmente a tentar prejudicar o ambiente no ginásio.

Por isso antes que chateie alguém no seu ginásio, aqui estão algumas regras que é necessário saber para se tornar num utilizador de ginásio respeitado. Analise estes códigos de conduta e faça do seu treino regular uma experiência agradável, não apenas para si mas também para os outros.
Deixe os pesos no local correcto
Coloque os pesos no seu local original de onde os tirou. Ao não colocar o peso no seu apoio original, está a fazer com que os outros clientes percam mais tempo há procura dos pesos, afinal isto não já aconteceu a si também ? Pense e reflicta nisso. Mais, também poderá causar acidentes devido a deixar os pesos e barras espalhadas pelo chão.

Não grite enquanto faz o movimento
Alguns clientes de ginásio gritam alto porque não lhes passa pela cabeça que as outras pessoas estão concentradas a fazer os seus próprios exercícios. Outros gritam para o “show off” quando estão a levantar grandes quantidade de peso. Ambas as situações são representativas de má ética no ginásio.

Não seja o perito do seu ginásio
Aquele que sabe sempre o que é melhor para si ? É esse mesmo, nunca está calado. Na maior parte das vezes interrompe as pessoas a meio do movimento e sugere outras formas ou exercícios que seriam melhores. Não seja um perito amador de ginásio!

Tenha higiene
Mantenha a sua higiene a todo o tempo. Não use a mesma T-Shirt ou meias que usou para treinar na última sessão. Numa zona fechada e a treinar é possível que não consigamos apreciar o nosso péssimo cheiro, mas acredite que os outros vão reparar nele.

Não dê muito paleio
Pode ir ao ginásio por razões sociais, fazer amigos e estar no paleio o tempo inteiro. O que não sabe é que muitas pessoas não vão ao ginásio para socializar como você. Elas vão ao ginásio para soar, essa é a sua única ideia em mente. Ter um grande treino e voltar há sua vidinha. Por isso faça conversa só em momentos chave e não interrompa as pessoas a meio do exercícios com piadinhas desmotivantes.

Não ocupe o equipamento por muito tempo
Não ocupe o equipamento no ginásio por muito tempo. Enquanto está a descansar para o próximo set, deixe o equipamento para os outros usarem. Outros clientes vão querer usar esse equipamento como você obviamente.

Use uma toalha limpa
Se estiver a suar descontroladamente, limpe o seu suor. Não é muito higiénico o seu suor estar a pingar em todo o lado. É pior ainda usar bancos e deixar o seu suor lá esparramado. Limpe o seu suor nos equipamentos por onde vai passando com a sua toalha, no banco o ideal seria mesmo colocar a toalha sobre o banco.

Não estrague o equipamento do seu ginásio
Este comportamento passa por vezes despercebido mas é bastante comum. Especialmente nos sets mais pesados as pessoas costumam atirar simplesmente o equipamento contra equipamento, seja no supino, peso morto ou na prensa militar. Trate o equipamento com carinho para que não passe pela situação do cabo partir enquanto está a fazer remada com cabos. Se não consegue controlar os pesos, então baixe até um ponto que os consiga controlar sem andar a amolgar ferro.

Finalmente...
Seja sensível com os outros quando é afectado por comportamentos menos éticos, faça uma nota mental para não fazer o mesmo. Se todas estas etiquetas fossem observadas por todos os utilizadores de ginásios, os nossos treinos seriam muito mais úteis e agradáveis. Tenha consciência da sua etiqueta da próxima vez que entrar no seu ginásio para treinar.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Exercício estimula formação de células cerebrais



Cientistas descobriram que factores ambientais, como a actividade física, podem potenciar uma terapia farmacológica antidepressiva.
Já se sabia que o exercício físico actua como antidepressivo. Recentemente, os investigadores do Instituto Karolinska, na Suécia, descobriram porquê.
O mecanismo biológico é semelhante ao dos antidepressivos: o exercício estimula a produção de novas células numa área do cérebro importante para a memória e a aprendizagem.
Estudos anteriores tinham já demonstrado que os receptores de dopamina D2 se encontram alterados em toxicodependentes, o que pode ser significativo no caso do tratamento de sintomas depressivos nestes indivíduos. A novidade destas recentes investigações é a de realçar a importância dos elementos externos na manifestação ou não das expressões genéticas. E o exercício físico é um dos mais significativos, constataram os cientistas suecos.