A Bola Suiça foi desenvolvida em 1963 por Aquilino Cosani, um fabricante italiano de plásticos. Ele aperfeiçoou um processo de moldagem de plástico resistente à perfuração em grandes bolas. Estas bolas, então conhecida como "Pezzi bolas", foram utilizados pela primeira vez em programas de tratamento de recém-nascidos e lactentes por Mary Quinton, uma fisioterapeuta britânica que trabalhava na Suíça.
Mais tarde, a Dra. Susanne Klein-Vogelbach, diretora da Escola da Fisioterapia em Basileia, Suíça, integrou o uso da Bola Suíça como terapia para o desenvolvimento de tratamento neurológico. Baseado no conceito de "cinética funcional", Klein-Vogelbach defendeu o uso da bola para técnicas de tratamento a adultos com problemas médicos ou ortopédicos.
O termo "Bola Suiça" foi utilizado quando fisioterapeutas americanos começaram a utilizar essas técnicas na América do Norte, em 1989 por Joanne Posner-Mayer, depois de testemunhar os seus benefícios na Suíça.
A partir de seu desenvolvimento como fisioterapia em uma clínica, estes exercícios são agora utilizados em treinamento atlético, como parte de uma aptidão geral rotina e incorporação de exercícios alternativos, como yoga, e exercícios localizados, com o risco de lesão próximo de zero.
Feita de borracha sem látex, o fit ball é feito de um material muito resistente, capaz de suportar uma carga de até 300 kg, com três tamanhos diferentes: grande, média e pequena medindo 75, 65 e 55 cm respectivamente.
Macias, coloridas, divertidas e enormes, o fit ball está disponível em vários tamanhos. É importante experimentar a sua antes de comprar: basta sentar na bola com os joelhos flexionados num ângulo de 90 graus, quando o joelho formar o ângulo de 90 graus, significa que a bola está no tamanho ideal para você.
A bola suíça ou mais popularmente conhecida como Fitball é um aparelho usado para o condicionamento com a bola. Esta é mais uma modalidade na qual se pode usufruir de seus benefícios mesmo em casa, pois é bem fácil encontrá-la no mercado.
Os benefícios da utilização deste material são muitos:
- Utiliza e dinamiza todo o corpo;
- Melhora o equilíbrio e a coordenação corporal;
- Corrige más posturas ajudando a manter a posição da coluna correta;
- Alivia tensões;
- Pode ser utilizada por gestantes;
- Indicada especialmente para pessoas com problemas lombares e cervicais;
- Excelente opção de atividade sem impacto;
- Ótimo exercício físico para fortalecer a musculatura;
- Ativa a circulação sanguínea;
- Recomendado para qualquer faixa etária, é bastante seguro.
A utilização da bola para o treino ocasiona uma instabilidade forçando você a recrutar músculos profundos o que acaba sendo difícil acontecer em atividades convencionais, treinando também a velocidade de reação do corpo, fazendo com que você utilize os músculos estabilizadores que são os músculos ao redor da coluna responsáveis pela postura corporal nos movimentos.