Há certos desportos onde ter velocidade e agilidade é fundamental para um bom desempenho. É o caso do futebol, basquetebol, râguebi, ténis e modalidades de pista. Para desenvolver estas duas características, nada melhor que uma “escada de agilidade” (agility ladder).
Benefícios da escada de agilidade
É provável que saiba o que é uma escada de agilidade, apesar de possivelmente não saber que este é o seu nome (imagem acima). Exercícios que recorrem a escadas de agilidade são uma excelente forma de aumentar a velocidade, agilidade e a coordenação.
Os atletas que utilizam ferramentas que criam, de certa forma, barreiras físicas e objectivos específicos são mais precisos e eficazes nos seus exercícios. Isto é normal acontecer. Quando existem traços, linhas, pontos de partida ou metas concretas, o atleta sabe quando está a “fazer batota” ou a executar o exercício de maneira incorrecta, podendo corrigir os pontos onde está a falhar.
Além disso, a escada de agilidade pode ser facilmente transportada para qualquer lugar. Basta encontrar um local (ao ar livre ou não), esticar a escada de agilidade e está pronto para começar os exercícios.
Antes de iniciar os exercícios propriamente ditos…
… convém aquecer os seus músculos. Uma corrida de 5 minutos a passo lento é suficiente. Os seus músculos devem estar frescos para assegurar uma boa qualidade de movimento na escada, mas não devem estar frios. E uma vez que estes tipos de exercícios não têm a finalidade de o deixar exausto, até pode fazer um pouco de jogging depois dos exercícios.
Algumas dicas gerais para levar em consideração em todos os tipos de exercícios executados na escada de agilidade:
1) Pouse sempre toda a planta do pé no solo e não apenas os dedos;
2) Utilize o movimento dos braços para maximizar o treino;
3) Mantenha os seus braços, ombros e mãos relaxados;
4) Tente manter a sua cabeça o mais estável possível.
Fonte: http://logon.prozis.pt/quer-aumentar-a-velocidade-e-a-agilidade/