quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Exercícios abdominais – Abdominal grupado oblíquo


Modo de execução: Deite-se de lado, dobre os joelhos e mantenha-os juntos. Coloque a mão atrás da cabeça. Levante lentamente o torso em direcção aos joelhos. Regresse à posição inicial.
Músculos trabalhados com mais ênfase:
Primário: oblíquos, reto do abdome
Secundários: serrátil anterior
Particularidades do exercício: Repouse sobre o joelho a mão que não estiver atrás da cabeça, para obter melhor equilíbrio. Quando estiver a elevar o torso, não ajude a mão para empurrar a cabeça e facilitar o exercício. Estará a tirar o foco dos músculos abdominais.
Os joelhos devem formar um ângulo de 90º com a barriga. Execute sempre o exercício dos dois lados.


Ilustrações retiradas do livro Bodybuilding Anatomy de Nick Evans


Fonte: http://logon.prozis.pt/exercicios-abdominais-abdominal-grupado-obliquo/

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

A Importância dos Antioxidantes

Saiba porquê e conheça a importância de uma suplementação antioxidante, para evitar os malefícios dos radicais livres


Os alimentos contêm nutrientes que são essenciais aos mecanismos de defesa das células, contra os Radicais Livres. Vários destes nutrientes protectores são conhecidos há muito tempo, tais como as vitaminas E e C, e o selénio; outros, só recentemente começaram a ser investigados, tais como os bioflavonóides, os polifenóis, etc.


A condição física e o aumento da actividade das enzimas respiratórias, nos músculos, provocam um aumento da actividade das enzimas antioxidantes, bem como um direccionamento dos nutrientes antioxidantes para estes músculos. Programas de suplementação terapêutica, com estes nutrientes, mostraram aumentar a capacidadeantioxidante e, possivelmente, através de meios indirectos, a performance física.
Para percebermos a importância dos antioxidantes, temos que falar nos radicais livres.

Mas o que é um Radical Livre?
É um átomo, ou uma molécula (conjunto de átomos), com um ou mais electrões desemparelhados, na sua órbita externa. Devemos recordar que os electrões gravitam à volta do núcleo do átomo, tal como os planetas giram à volta do sol, só que emparelhados. Se um destes electrões, por qualquer motivo, saltar para fora da sua órbita, a molécula torna-se num radical livre, altamente instável e energético. Para atingirem a estabilidade, têm que "roubar" outro electrão a um outro átomo vizinho (processo designado por oxidação) ficando este reactivo e assim sucessivamente. Dá-se então início à chamada reacção em cascata. Este evento é muito rápido e altamente destrutivo e representa uma séria ameaça para as células vivas e para o organismo. Se se permitir que esta reacção continue, irá originar um processo inflamatório, o qual activará diferentes sistemas de decomposição, incluindo enzimas, hormonas, lípidos de membrana, etc.

Porque é que aparecem os Radical Livre?
Os Radical Livre. podem aparecer devido a vários factores. Para o atleta, cuja capacidade respiratória está muito mais desenvolvida que o normal, o risco é maior. Efectivamente, os atletas podem utilizar 12 a 20 vezes mais oxigénio por minuto que pessoas sedentárias. Ora uma vez que do total de oxigénio inspirado, cerca de 5%, se transforma no ião superoxido, podemos deduzir que a formação de Radical Livre. nos atletas é muito elevada. Contudo, não é só o aumento do consumo de oxigénio que está relacionado com a formação dos radicais livres; a falta de oxigénio transitória, nos tecidos, resultante do levantamento de pesos, ou do exercício anaeróbico (velocistas, p. ex.) pode levar a um aumento dos iões de hidrogénio, os quais, por sua vez, vão reagir com os superoxidos, produzindo espécies reactivas de oxigénio adicionais.

Mas a formação de Radical Livre também acontece devido ao stresse, durante a exposição a produtos tóxicos ambientais, tais como, dioxinas libertadas pelas fábricas de produtos químicos, o fumo do escape dos automóveis, etc. Outras fontes incluem, raios X, raios UV e tabaco. Os Radical Livre. podem formar-se também a partir das carnes e peixes grelhados, ou quando fritamos os alimentos a altas temperaturas, ou em óleos degradados.

Principais Radicais Livres.

Os Radicais Livres mais reactivos são os seguintes:

lão Superoxido - formado a partir do oxigénio.

Radical Hidroxilo – formado a partir do peróxido de hidrogénio. É considerado o mais perigoso de todos.

Oxigénlo Singleto – produz-se quando a luz ultra-violeta ou o ozono, atingem as nossas células.

Todas estas moléculas reactivas, devem ser eliminadas para podermos preservar a vida celular.

Alvos dos Radical Livre

Proteínas – as moléculas que compõem as proteínas, são os tijolos que constroem as células, necessários para manter a boa saúde, reparar lesões e tecidos.
As proteínas podem ser enzimas, proteínas estruturais, tais como o colagénio ou a elastina (que se encontra na pele). Quando as proteínas da pele são agredidas, surgem as rugas e o envelhecimento desta. As proteínas do sistema imunitário, protegem-nos das doenças e as proteínas que entram na composição de hormonas, regulam o crescimento e o metabolismo.

Lípidos - estes nutrientes entram na composição das membranas celulares, transmitem informação dentro das células e comunicam sinais entre as células. Um dos exemplos mais I flagrantes do ataque aos lípidos é a chamada lipoperoxidação, isto é, o ataque aos ácidos gordos contidos no colesterol-LDL (mau colesterol). É este ataque que conduzirá, progressivamente, à aterosclerose, doença cardíaca e, em último caso, ataque cardíaco.

DNA - as moléculas que compõem o DNA, contêm toda a informação genética do nosso corpo. Os danos causados pelosRadical Livre. ao DNA, podem afectar severamente a nossa esperança de vida, ao causarem mutações no DNA celular.

Assim, os Radical Livre. podem conduzir à aterosclerose, à doença cardíaca, cancro, cataratas, enfraquecimento do sistema imunitário, envelhecimento da pele, perda de memória, doença de Alzheimer, etc.
Para o atleta, as lesões, as dores musculares e a dificuldade em recuperar, após o treino, são os problemas mais comuns, originados pela acção dos Radical Livre.

O nosso sistema de defesa antioxidante

Os nossos sistemas de defesa antioxidantes, captam e aniquilam o excesso de Radical Livre. Estes antioxidantes, constam de enzimas, pequenas moléculas produzidas nas nossas células, vitaminas e minerais. Deste exércitoantioxidante, nem todos os soldados podem ser produzidos pelo nosso organismo (exógenos) e, por isso, têm que ser obtidos pelos alimentos.
Antioxidantes Endógenos: enzimas SOD, catalase e glutatião peroxidase.
Antioxidantes Exógenos: beta caroteno, vitaminas C, E, selénio, zinco, cobre, manganês, ácido lipóico, polifenóis, bioflavonóides, isoflavonas da soja, extracto de alho envelhecido, etc.

Porquê tomar Antioxidantes?

Em condições normais, o nosso sistema de defesa interno é suficiente para nos proteger.
Mas, como já vimos, a produção de Radical Livre. pelos atletas anda muito acima do normal, o que deixa o atleta vulnerável. Por outro lado, será que há algum atleta que consuma as cinco doses de vegetais, frutos e legumes verdes por dia, recomendados pelo American College of Sports Nutrition (A.C.S.M.)? Não devemos também esquecer que os alimentos, quando nos chegam à mesa, estão muito empobrecidos, os mais variados nutrientes, que o ar que respiramos, não é propriamente puro, tal como a água que bebemos.

Vários estudos demonstram que no que diz respeito, por exemplo, à vitamina E, pode ser necessário consumir 5 vezes mais, a dose diária recomendada, para prevenir os danos dosRadical Livre.
Um estudo recente efectuado com basquetebolistas profissionais, mostrou que uma suplementação com 1g de vitamina C, 600mg de vitamina E e 32mg de beta-caroteno por dia, durante a época, demonstrou uma diminuição significativa nos níveis da lipoperoxidação (factor causador de danos celulares) e uma melhoria do status do stress oxidativo.

Plano básico de suplementação antioxidante para atletas:
- N-acetil cisteína: 50-300mg
- L-glutatião: 100-200mg
- B-caroteno: 10.000-25.000U.I.
- Vitamina C, como:
    ácido ascórbico: 2-10g
    ascorbato de cálcio: 500-1000mg
- Vitamina E (complexo de tocoferóis): 200-800U.I.
- Zinco: 10-60mg
- Selénio: 200-400mcg
- Co Q10: 30-60mg

As variáveis que influenciam a dose de antioxidantes a tomar:
1 – Duração e intensidade do treino – quanto mais se treinar maiores são as necessidades;
2 – Percentagem da massa gorda – quanto maior, maiores as necessidades.
3 – Idade – quanto mais velho, acima dos 30, maiores as necessidades.
4 – Dieta – quanto menos vegetais, frutos, legumes verdes, etc., maiores são as necessidades.
5 – Ambiente – quem reside em áreas muito poluídas, deverá fazer um reforço em antioxidantes.

Quando e como tomar?

Os antioxidantes devem tomar-se às refeições, em doses divididas ao longo do dia.
Se não está habituado a tomar antioxidantes, começar sempre pela dosagem mais baixa.





Fonte: Revista Performance

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Convite 2º HODORI POOMSAES


A Hodori Escola de Taekwondo da Ramada vai realizar no dia 30 de Outubro, um evento de Taekwondo.
Local - Pavilhão da Escola Secundária da Ramada.
Horário - 14:00 às 20:00h.

Este torneio destina-se a atletas com idades entre os 5 e os 10 anos e tem como objectivos dinamizar o Taekwondo na vertente de Poomsaes “Técnica”. Para além disso serve como motivação e preparação para provas e campeonatos mais importantes.

Deixo aqui o convite a todos que simpatizam com esta modalidade para estarem presentes no dia do evento. Não fiquem em casa e apareçam para apoiar a equipa da casa e todos os outros participantes.




segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Vencer é uma coisa, ser vencedor é outra e bem diferente.

A vitória pode ser consequência de como se treina. Ser um vencedor, ser campeão será sempre consequência de como o atleta se prepara ao longo dos anos.

Não desistam, não sofram, o cansaço, o suor, a dor, as lesões, as quedas,tudo isso faz parte da sua formação. Não se iludam, tudo isso não é fácil, a vitória pode depender da sorte ou do acaso.

Mas uma vida de vitória exige: disciplina, obstinação, perseverança, preparação, garra, força de vontade, determinação, avaliação, motivação, coração, oração e fé.

Não confundam as derrotas com fracasso nem vitórias com sucesso. Na vida de um campeão sempre haverá algumas derrotas, assim como na vida de um perdedor sempre haverá vitórias.

"A diferença é que, enquanto os campeões crescem nas derrotas, os perdedores se acomodam nas vitórias.”
Roberto Shinyashiki 

sábado, 9 de outubro de 2010

Exercícios costas – Extensão lombar




Modo de execução: Deite-se sobre o aparelho, com o rosto voltado para o chão. Os quadris devem estar apoiados no banco e os tornozelos fixos sob as almofadas. Comece pendendo o torso para baixo, de modo a formar uma flexão de cerca de 90º na cintura.


Volte a elevar o corpo até ligeiramente um pouco mais acima do que a posição inicial, para sentir os lombares a trabalhar.

Músculos trabalhados com mais ênfase:

Primário: eretor da espinha

Secundários: latíssimo do dorso, glúteos, músculos posteriores da coxa

Particularidades do exercício: Durante o exercício, as mãos podem estar entrelaçadas atrás da região lombar ou dobradas sobre o peito. Pode aumentar a resistência do exercício se segurar um haltere contra o peito.




Ilustrações retiradas do livro Bodybuilding Anatomy de Nick Evans








Fonte: http://logon.prozis.pt/exercicios-costas-extensao-lombar/

Sal: Verdade ou Consequência

Sal: Verdade ou ConsequênciaUm adulto não deve ingerir mais de 6 gramas de sal por dia. Será que conhece todos os alimentos em que ele se esconde? 








Quem não tempera a comida, não consome sal em excesso

Falso: Cerca de 75% do sal que consumimos provém dos alimentos que ingerimos. O teor de sal de alguns alimentos pode ultrapassar a dose diária recomendada de sal (6gr).


Os alimentos salgados são apenas identificados pelo sabor
Falso: Alguns alimentos com excesso de sal não são necessariamente salgados. É o caso dos biscoitos e alguns cereais tostados, que são fortemente adocicados. Por outro lado, o nosso paladar pode habituar-se de tal forma ao sal, que não o notamos nos alimentos.


O consumo de sal afecta apenas as pessoas idosas
Falso: O excesso de sal é nocivo em qualquer idade. Quem sofre de hipertensão aos 30 anos, tem riscos acrescidos de doenças cardiovasculares, comparativamente a alguém saudável da mesma idade.


“Se eu fosse hipertenso já saberia”
Falso: Muitas pessoas desconhecem que são hipertensas, porque não têm sintomas aparentes. Mas sem análises ao sangue, não se pode aferir que “está tudo bem”. Cerca de 42% dos portugueses sofre de hipertensão e metade desconhece a sua condição.


Sal do mar é melhor do que o sal de mesa
Falso: A forma e o preço pouco interessam. Todo o sal contém sódio e esta substância é a responsável pelo aumento da pressão sanguínea.


O corpo precisa de mais sal quando sua
Falso: Mesmo em climas quentes, o corpo perde apenas uma pequena quantidade de sal através do suor. A hidratação do corpo deve ser feita através de líquidos (sumos naturais de vegetais e frutas, sopas) e água.


Como diminuir a ingestão de sal
- Use ervas aromáticas frescas ou especiarias para temperar os legumes
- Utilize molho de soja: 1 colher de sopa contém 1200 mg de sódio
- Evite o sal de mesa
- Passe os alimentos enlatados por água, para retirar o sal em excesso



FONTE: Revista Performance