sexta-feira, 27 de junho de 2008

Optimize o seu cérebro


O stress, a fadiga e o envelhecimento estão a deixar as suas marcas na mente humana, mas os cientistas defendem que a reabilitação é possível. Conheça os princípios propostos pelo Instituto da Inteligência e aumente a performance do seu cérebro.

Princípio da utilização do cérebro inteiro
Utilizar várias áreas do cérebro em simultâneo resulta numa melhoria do desempenho mental. Procure actividades complexas, criativas, estimulantes, como ouvir ou tocar música, jogar xadrez, actividades artísticas, ginástica ou meditação. Um estudo recentemente publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences indica que a meditação integrada melhora os níveis de atenção, cognição, emoção e reacção ao stresse. Tire um curso de culinária e treine os seus sentidos – só para detectar cheiros o cérebro utiliza mais de cinco milhões de células receptoras distribuídas pelo nariz. Até alguns videojogos podem ser bons instrumentos para desenvolver a destreza mental.

Princípio da água
A água ajuda a dissolver as partículas carregadas que conduzem os impulsos de informação através dos axónios. A desidratação das células nervosas pode causar danos graves. Café, bebidas alcoólicas e refrigerantes não contam – em vez de abastecer de líquidos o seu organismo, só interferem com a sua absorção. Beba um mínimo de 1,5 litros de água por dia; mais, em períodos de stresse intenso.

Princípio do oxigénio
O oxigénio alimenta os neurónios e faz o cérebro funcionar. Se trabalha em espaços fechados, tente sair para o exterior ou ir à janela uma ou várias vezes por dia. Tenha plantas naturais, em casa e no trabalho. Tire alguns minutos do seu dia para exercícios de respiração: inspire e respire calmamente (não mais de 7 vezes por minuto), e pelo abdómen. Esta é a forma mais natural e eficiente para respirar.

Princípio da alimentação
Um cérebro funcionalmente activo e ágil tem como pilar a saúde das ligações nervosas e dos mensageiros químicos que as asseguram – os neurotransmissores. As proteínas magras e alimentos ricos em ómega 3 são essenciais para alimentar o cérebro, para além dos hidratos de carbono complexos – não se esqueça de que o cérebro absorve cerca de 20% da energia total consumida pelo organismo. Vários estudos têm associado o consumo de comidas processadas e aditivos à hiperactidade nas crianças. Inclua frutas frescas e vegetais na sua dieta e comece o dia com um bom pequeno-almoço.

Princípio do movimento
Paul Dennison, autor do conceito “Brain Gym”, defende que “o movimento é a porta para a aprendizagem”. O autor norte-americano aplicou esta máxima, com sucesso, a escolas, escritórios e centros de estudo, de forma a desenvolver a aptidão cognitiva e a performance académica. O sedentarismo é prejudicial a uma mente saudável. Certifique-se de que reserva 30 minutos diários para qualquer tipo de actividade física, seja subir escadas, dar um passeio ou fazer movimentos de alongamento no trabalho.


Princípio do pensamento positivo
O médico Daniel Amen chama-lhe os ANT – Automatic Negative Thoughts (Pensamentos Automáticos Negativos) e incita a que os questionemos e tentemos afastar da mente. São mecanismos como os sentimentos de culpa ou pessimismo que bloqueiam e limitam o fluxo electroquímico dos neurotransmissores. Não acredite em tudo o que lhe passa pela cabeça e transforme estas ideias em estados mentais positivos. Torne-se um optimista, faça uma auto-avaliação honesta e estabeleça metas afirmativas.

Princípio do desafio e da novidade
Deixe de se desculpar com a idade. Quem disse que “burro velho não aprende línguas” nunca deve ter ouvido falar em neuroplasticidade – a propriedade que permite que os neurónios se adaptem e novas sinapses se formem em resultado das exigências. O escritor russo Leão Tolstoi aprendeu a andar de bicicleta aos 67 anos e a rainha Vitória de Inglaterra começou a aprender a língua do Hindustão aos 68. Não caia no inconformismo e lute contra o principal inimigo de uma mente em forma: a rotina. Aceite novos desafios, saia da zona de conforto, exponha-se à novidade, aprenda uma coisa nova todos os dias.