quarta-feira, 28 de março de 2012

Dá saúde ao teu intestino

Os probióticos são microrganismos vivos que povoam e reforçam a tua flora intestinal, contribuindo para a melhoria da função imunitária, para a saúde do teu intestino e para a prevenção de diversas doenças de carácter inflamatório, auto-imune e outras que afectam o aparelho digestivo.


Estes benefícios foram recentemente reforçados pelos resultados dos estudos apresentados no Congresso anual do Colégio Americano de Gastroenterologistas.

De acordo com os mesmos, a suplementação com probióticos mostrou uma redução do risco de diarreia associada à toma de antibióticos em cerca de 60%, assim como a diminuição de sintomas de inchaço, desconforto abdominal e também inflamação.

A utilização excessiva de antibióticos acaba por levar à aquisição de resistência o que dificulta o tratamento, agrava os sintomas e pode mesmo levar à morte se os microorganismos não respondem à terapêutica e induzem uma septicemia. Este quadro é especialmente grave em patologias em que a flora intestinal está por si só fragilizada como é o caso das doenças inflamatórias do intestino.

Se queres preservar a saúde do teu intestino, além de uma alimentação saudável e equilibrada, inclui probióticos diariamente. Uma das fontes mais naturais é o iogurte mas em situações de maior stress ou se já tens algum factor de risco, como uma colite ou o intestino irritável, pondera a suplementação com probióticos.




Fonte: Revista Sport Life

segunda-feira, 5 de março de 2012

Síndrome da Visão de Computador

Segundo um relatório da Forrester Research, 52% dos europeus passa mais tempo à frente do computador do que da televisão. Com os danos que provoca, ou o computador se torna mais amigo dos seus olhos ou é provável que eles não resistam a este «mau-olhado» 

Apesar de não estar totalmente comprovado que o uso de computador prejudique a visão, existem alguns estudos que apontam nesse sentido. Em 2004, 10 mil trabalhadores japoneses responderam a questionários sobre o uso que faziam do computador. Posteriormente, foram submetidos a rastreios visuais e a associação comprovou-se: os que foram classificados como utilizadores intensivos tinham maiores probabilidades de ser míopes ou ter hipermetropia (anomalia em que a imagem forma-se por detrás da retina, o que se traduz por falta de visão ao perto). 

Mas a relação não é inequívoca, principalmente porque a quantidade de radiações ultravioletas emitida por um terminal de computador é muito abaixo dos necessários para provocar lesões oculares. E é menor do que, por exemplo, a de uma luz fluorescente. Independentemente de afectar a saúde ocular, certo é que o trabalho consecutivo ao computador provoca diversos sintomas como a irritação ocular (lacrimejo ou secura), fadiga (sensação de peso sobre os olhos), dificuldade de focar objectos, dores de cabeça, dores nas costas e espasmos musculares. 

A American Optometric Association define o conjunto destas queixas como o Síndrome da Visão de Computador. Os números são dos Estados Unidos, mas a realidade portuguesa não será muito diferente: mais de 70% dos adultos que usam computador desenvolve este síndrome. Um estudo da Faculdade de Optometria de Berkeley avança ainda que mais 30% dos 37 milhões de crianças que utilizam computador pessoal, em casa ou na escola, podem precisar de um ecrã adaptado para reduzir o risco de problemas de visão prematuros.


AO COMPUTADOR
TECLADO E RATO

Deverão estar posicionados de forma a que os braços e as mãos fiquem elevados, sem dobrar os pulsos, mantendo os cotovelos próximos do corpo. Antebraços devem ficar paralelos ao chão, formando um ângulo recto com os braços.


MOBILIÁRIO

A cadeira deve ter uma altura que permita manter os braços na posição adequada e os pés bem apoiados no chão. O encosto deve proporcionar apoio para a zona lombar (parte inferior das costas).


MONITOR

O topo deve estar ao nível dos olhos ou ligeiramente inferior. Posicione-o de modo a evitar fontes de brilhos e reflexos. Use os comandos que regulam brilho e contraste e recorra à inclinação para encontrar a posição mais confortável. O uso de filtros no ecrã pode diminuir o cansaço.


MATERIAL DE TRABALHO

Mantenha-o junto ao monitor, para evitar movimentos de cabeça e olhos e modificações constantes de focagem.


ILUMINAÇÃO

Certifique-se de que não tem no local de trabalho luzes muito intensas e brilhantes. A fonte de iluminação deve ser o tecto, para evitar brilhos e reflexos no monitor. De dia, quebre a luz com persianas ou cortinas.


















Fonte: Revista Performance