sábado, 11 de junho de 2011

Leite de Vaca na Musculação: Sim ou Não?

A ingestão adequada de proteínas é fundamental para o crescimento muscular, sendo que alimentos como carnes, ovos, leite e derivados, são os eleitos de praticantes de musculação. Contudo, o leite de vaca, ainda que apresente óptimos teores de proteínas de alta qualidade, acarreta uma enorme polémica em relação ao seu consumo. Há quem defenda o leite de vaca como sendo um óptimo alimento, porém, há também quem afirme que existe uma maior dificuldade no processo de definição muscular. Muitos atletas evitam seu consumo perto de uma competição. 

Leite é o líquido nutritivo produzido pelas glândulas mamárias das fêmeas dos mamíferos. O leite é a principal fonte de nutrição para os recém-nascidos, nesse sentido pode dizer-seque deveríamos deixar de ingerir leite quando nascem os dentes, pois o leite deixa de ser um alimento completo. Os humanos são os únicos animais que continuam a alimentar-se de leite durante toda a existência. 

Os macrobióticos afirmam que o leite de cada mamífero é adequado apenas à sua espécie. A estrutura do leite de vaca é apropriada para bezerros, não para os homens, visto que o bezerro cresce cerca de dez vezes mais que os humanos nos primeiros meses de vida. Além disso, os anticorpos criados pelo organismo da vaca para a defesa do bezerro são antígenos para os seres humanos e podem desencadear distúrbios alérgicos. Os níveis de caseína contidos no leite de vaca também são diferentes dos níveis do leite humano, não sendo próprios para o nosso organismo. A caseína é um dos principais componentes alérgicos, com capacidade de activar células mastóides ,do intestino, ocorrendo a liberação de histamina (alergia). 

A proteína do soro do leite (whey protein), porção aquosa do leite produzida durante o processo de fabricação do queijo, é óptima para desportistas. Mas, apenas 0,6% deste líquido é proteína, o que significa que são necessários 229 litros de leite para produzir 1 kg de whey protein de baixa qualidade. Assim, obter bons níveis de whey protein através do consumo de leite de vaca é impossível. Neste caso, a utilização de suplementos é o melhor a fazer. 

Outro factor contra é a intolerância à lactose. A hidrólise da lactose ocorre por acção da lactase presente nas microvilosidades intestinais, sendo convertida em galactose e glicose. A intolerância à lactose é muito freqüente, podendo atingir, em algumas zonas do globo, 90% da população. A deficiência da lactase é comum entre populações asiáticas (98% nos tailandeses, 97% nos chineses, 99% nos japoneses e 67% nos indianos). Entre os caucasianos a prevalência de intolerância à lactose é cerca de 15%. Acomete também negros africanos (72%), norte-americanos (70%) e índios. A deficiência ocorre também com o envelhecimento pela atrofia da mucosa do intestino delgado. 

A lactose não digerida permanece no intestino onde sofre a acção de bactérias, ocasionando a formação de ácido láctico e outros ácidos, causando náuseas, gases, cãibras, distensão, cólicas abdominais, flatulência e diarréia, que se manifestam entre 30 minutos e 2 horas após a ingestão de lactose. Nalguns casos, pode ocorrer má absorção dos nutrientes . A maioria dos intolerantes à lactose desenvolve o quadro com o passar do tempo e muitos deles convivem com a deficiência enzimática e só a detectam após muitos anos. 

Vendo as coisas do lado positivo, o leite de vaca apresenta bons teores protéicos e alguns micronutrientes, tais como o cálcio, o fósforo e as vitaminas B1 e B2. 

Os desportistas sem ambição competitiva, deverão consumeir moderamente leite de vaca dando preferencia aos seus derivados, tais como queijos e iogurtes, devido à presença de menores teores de lactose. Um outro substituto eficaz para o leite de vaca é o extracto solúvel de soja, conhecida popularmente como "leite de soja", possui boas propriedades nutricionais, e ainda previnem a osteoporose.