quarta-feira, 2 de março de 2011

O que é o óxido nítrico e quais os seus benefícios?

O que é o óxido nítrico?
Há aproximadamente 20 anos, descobriu-se que uma determinada substância produzida no endotélio (camada celular interna dos vasos sanguíneos) promove o relaxamento do músculo liso presente na parede dos vasos sanguíneos, favorecendo a vasodilatação e o aumento do fluxo sanguíneo. Esta substância é hoje conhecida como óxido nítrico. Para ser produzido, as enzimas têm de quebrar o aminoácido arginina.

Quais os benefícios do óxido nítrico?
Durante a prática de exercício físico, o trabalho cardíaco aumenta e ocorre uma redistribuição do fluxo sanguíneo. Os músculos que se encontram debaixo de stress, decorrente do exercício físico, são mais abastecidos do que os tecidos inactivos. Na realidade, a investigação científica mostra que o fluxo sanguíneo para os músculos que se encontram em actividade num determinado exercício aumenta 25 a 50 vezes.
O facto do óxido nítrico ser um vasodilatador deveria ser de especial interesse para os praticantes de musculação e atletas em geral, uma vez que o aumento do fluxo sanguíneo significa uma maior rapidez e eficiência na distribuição do oxigénio e dos nutrientes aos músculos. Em termos práticos, o consumo de óxido nítrico trará os seguintes benefícios:

1) Aumento da recuperação e diminuição da fadiga muscular
Se os músculos receberem o oxigénio e os nutrientes de forma mais célere, eles recuperarão mais rapidamente. Uma recuperação rápida entre as séries permitirá um treino mais intenso e, consequentemente, melhores resultados.
À medida que completa as séries de exercícios, os músculos vão esgotando o oxigénio que recebem. Na ausência de oxigénio, o organismo começará a produzir ácido láctico, e irá começar a sentir-se fatigado. Por essa razão, quanto mais oxigénio conseguir levar aos músculos, reduzindo a quantidade de ácido láctico produzido, maior será a recuperação e menor a fadiga acumulada.

2) Aumento da performance 
Há a ideia (errada) de que o óxido nítrico só é indicado para atletas de força (praticantes de musculação, boxe, etc). Mas a verdade é que atletas de endurance (praticantes de atletismo, futebol, râguebi, basquetebol, etc) também beneficiarão da suplementação com óxido nítrico. Uma vez que a resistência depende da quantidade de oxigénio que os músculos recebem durante o exercício, um aumento do fluxo sanguíneo atrasará a fadiga muscular.
Podemos concluir assegurando que o óxido nítrico é um dos suplementos desportivos mais eficazes disponíveis no mercado.








Fonte: http://logon.prozis.pt/o-que-e-o-oxido-nitrico-e-quais-os-seus-beneficios/