quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Sexo é saúde...


Sexo queima calorias, melhora a circulação, alivia a dor, tonifica os músculos, atenua a depressão e rejuvenesce
sexo é legal, não engorda, não obriga a pagamento de quotas e pode ser o melhor sucedâneo da receita médica.

Com efeito, cada vez há mais provas de que o sexo, sobretudo a actividade sexual regular com um parceiro afectuoso, proporciona benefícios emocionais e psicológicos à saúde. O Dr. John Bancroft, psiquiatra e director do Instituto Kinsey de Investigação do Sexo, do Género e da Reprodução, de Bloomington, Indiana, diz que não há dúvidas quanto a isso. «Ter uma relação sexual íntima, compensadora e agradável é bom para toda a gente.»

A terapeuta matrimonial e sexual Kristina Towill, de Kelowna, na Colúmbia Britânica, diz que o acto físico em si traz benefícios, mas que é o envolvimento de uma relação afectuosa que multiplica largamente esses benefícios. «Osexo no contexto de uma relação apoia a saúde mental e o bem-estar emocional, quer dos homens, quer das mulheres. Está provado que os casais sexualmente activos são mais felizes do que os que o não são», diz Towill.

Vinte Minutos de Exercício físico
sexo pode corresponder muito mais a um exercício físico do que se pensava. O Dr. Jay Lee é urologista em Calgary e interessa-se especialmente pela medicina sexual para homens, mulheres e casais. «Podemos afirmar que para os homens a energia dispendida durante o acto sexual equivale a um jogo de golfe em que ele transporta os seus próprios tacos», diz ele.
E as mulheres? Algumas tabelas de perda de calorias indicam que uma mulher canadiana com um peso médio de 65 kg queima durante 20 minutos de sexo moderado cerca de 90 calorias, mais do que numa caminhada de 20 minutos ou num passeio de bicicleta e quase tanto como numa partida de ténis.
Como qualquer exercício, o sexo pode aumentar o ritmo respiratório, fortificar os músculos, facilitar a circulação e melhorar os níveis de colesterol. Também aumenta o ritmo cardíaco, e é cada vez mais forte a correlação entre a frequência sexual e as doenças cardíacas, diz o Dr. Richard Casey, urologista de Oakville, Ontário, e editor do Journal of Sexual and Reproductive Medicine (Revista de Medicina Sexual e Reprodutiva).
Um estudo escocês acompanhou 900 homens entre os 45 e os 59 anos ao longo de 10 anos. Quando comparados com os que tinham dois ou mais orgasmos por semana, os que tinham menos orgasmos apresentavam o dobro do risco de morte por doenças cardiovasculares e outras causas.

Hoje estou com dor de cabeça, querido
Faça sexo até uma hora depois de ter começado a sentir uma enxaqueca e talvez a dor lhe passe completamente. De 34 mulheres submetidas a um estudo no Illinois, 11 experimentaram um alívio completo ou parcial das enxaquecas depois de terem sexo com orgasmos.
Outros estudos descobriram que o sexo pode aliviar as cólicas menstruais e a dor artrítica. Supõe-se que desencadeia a libertação de uma endorfina no cérebro que vai actuar como bloqueadora da dor. Já nas enxaquecas, é a serotonina libertada durante o orgasmo que vai constringir os vasos sanguíneos do cérebro que estavam a provocá-la. «O aumento de endorfinas dura por um período calculado entre uma e três horas», diz Lee.

A alegria do sexo
Não é preciso nenhum estudo para se saber que a intimidade sexual com um parceiro que se ama faz toda a gente sentir-se muito melhor consigo própria. «Não sou a figura do mês da Playboy, mas é o meu corpo e, raios, a coisa até funciona», diz a orientadora e conselheira sexual Sue Johanson, apresentadora do programa de televisão «Sunday Night Sex Show». A terapeuta e escritora Sue McGarvie, de Otava, acrescenta que com o sexo «uma pessoa se sente mais confiante no seu corpo e tem menos probabilidades de ter problemas com a imagem corporal».
sexo agradável alivia as tensões do dia-a-dia. Uma mulher de Montreal cujo marido está muitas vezes ausente por motivos profissionais diz: «Fico muito nervosa se ele estiver fora durante uma semana, o que me provoca irritação e ansiedade.» Desde que o marido regressa, a descompressão sexual cria uma imediata sensação de bem-estar.
Hormonas saudáveis
O nosso corpo parece gostar de rotinas, como a das horas certas para as refeições e para ir para a cama. Uma série de estudos norte-americanos descobriu que as mulheres que fazem sexo pelo menos uma vez por semana têm mais probabilidades de ter ciclos menstruais regulares, menos problemas de infertilidade e uma menopausa mais fácil do que as mulheres que praticam sexo irregularmente ou nunca.
sexo regular durante muitos meses ou mesmo um ano antes da concepção pode levar a uma gravidez mais segura. Segundo uma investigação de 2002 de biólogos da reprodução da Universidade de Adelaide, na Austrália, este ritmo ajuda a descontrair as defesas naturais da mãe, reduzindo o risco de aborto ou de nados-mortos. Estudos precedentes efectuados sobre mais de 1000 mulheres de Guadalupe descobriram que as que tinham tido sexo com o pai do bebé durante quatro meses ou menos antes de engravidarem corriam oito vezes mais o risco de pré-eclampsia, um problema da pressão arterial que pode ser fatal, do que as que tinham tido sexocom o pai do bebé pelo menos durante um ano.

Fonte de Juventude
Um vida sexual gratificante rejuvenesce de muitas formas. «A actividade sexual regular pode combater ou retardar as alterações na mulher relacionadas com a idade», diz ainda a terapeuta sexual Kristina Towill. «Aumenta o fluxo sanguíneo para os órgãos genitais e pode evitar a perda de elasticidade e a secura dos tecidos.»
Também contribui para melhorar o aspecto. Um estudo escocês relatou que as pessoas que têm sexo pelo menos três vezes por semana dentro do contexto duma relação afectiva parecem mais de 10 anos mais novas que a maior parte das que praticam sexo apenas duas vezes por semana. Uma mulher de 55 anos de Toronto, cujo parceiro lhe disse que depois do sexo ela parecia mais jovem, verificou recentemente a teoria dele olhando-se ao espelho. «Não podia acreditar no que os meus olhos viam», diz ela. «Achei-me vinte anos mais nova. Tinha os olhos mais brilhantes, a pele mais macia, toda eu estava mais resplandecente. O sentimento agradável é real.»
Um estudo de 2003 da Universidade de Calgary descobriu que a actividade sexual desencadeia o crescimento de novos neurónios no cérebro. Até ver, a experiência apenas se fez com ratos, mas as implicações para os seres humanos com danos cerebrais provocados por enfartes ou pelas doenças de Parkinson ou de Alzheimer são optimistas.

A mais recente relação
«O sexo é o elo de ligação que proporciona a cumplicidade emocional única nas relações maritais», diz Towill. Os membros de um casal que deixe de praticar sexo não tardarão a sentir-se como companheiros de quarto ou irmãos e, por arrastamento, a entrar em quezílias e discussões. Um estudo britânico revelou que todos os casais que se ofereceram como voluntários para se absterem de sexo durante três meses começaram a ter problemas de relacionamento.


Fonte: Revista Performance

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Tomate Previne Cancro e Doenças do Coração

 O tomate pode também ajudar a evitar o aparecimento de alguns tipos de cancro.
A maior parte das pessoas não sabe se o tomate é um fruto ou um legume.
Os povos mediterrâneos descobriram que o azeite ajuda a prevenir as doenças do coração.

Agora, fala-se noutro alimento com capacidades protectoras: o tomate.
Este apresenta propriedades que contrariam a tendência que o sangue tem para coagular e, por consequência, prevenir grande parte dos problemas do aparelho cardiovascular.

tomate pode também ajudar a evitar o aparecimento de alguns tipos de cancro.
Contém um antioxidante chamado licopeno que ajuda a reduzir o risco de se contrair cancro da próstata, da mama, do cólon e dos pulmões.





FONTE: Revista Performance

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Sistema Imunitário 100% Saudável

Todos precisamos de um sistema imunitário 100% saudável
A maior parte das pessoas só considera importante proteger o sistema imunitário no Inverno, devido às constipações e gripes próprias da época, ou quando recupera de uma doença debilitante e sente o organismo mais fraco. Mas o sistema imunitário é um escudo de protecção que funciona sem parar, com mecanismos biológicos elaborados que permitem identificar e combater inúmeras doenças. Tal como os sistemas de defesa mais sofisticados, este "guarda-costas" pessoal tem de estar actualizado e adaptar-se às constantes alterações que os agentes patogénicos apresentam.

Porque estamos expostos a agentes agressores?
Os agentes patogénicos como bactérias, vírus e fungos são comuns e muito perigosos: podem causar doenças tratáveis como micoses e infecções urinárias, ou potencialmente fatais, como a meningite, cancro do colo do útero ou sida. O problema é que ninguém consegue viver num ambiente asséptico toda a vida: estes agentes encontram-se no ar, na comida, nos outros e até em nós próprios. Acrescente-se os milhares de tóxicos, do fumo do tabaco aos pesticidas, das inibições de carbono aos herbicidas e químicos presentes na água.

Porque vivemos em constante stress?
Em situações normais, o stress provoca uma resposta que ajuda o organismo a defender-se a nível local (inchaço, dor, alterações do fluxo de sangue, inflamação) ou geral (libertação de hormonas, activação dos glóbulos brancos, febre, dor de cabeça). Mas quando se prolonga no tempo, a exposição ao stress eleva os níveis de cortisol no sangue de forma permanente, o que está associado a doenças cardiovasculares, metabólicas, imunológicas e psiquiátricas.

Porque existem doenças que atingem especificamente o sistema imunitário?
O vírus da sida (HIV) é o mais eficaz a destruir o nosso sistema de defesa. Para além desta síndrome, existem doenças de imunodeficiência adquirida ou hereditária (insuficiência renal, tuberculose, hepatite), e disfunções do sistema imunitário, como as que resultam de uma reacção excessiva. As alergias são disso exemplo. Num ano, a maioria das crianças saudáveis tem cerca de seis infecções respiratórias; as crianças com problemas de imunidade contraem infecções bacterianas graves que podem persistir, reincidir ou criar complicações.
Os adultos que sofrem infecções frequentes nos olhos e órgãos genitais, que criam úlceras com facilidade na boca ou gengivas, ou que já tiveram eczemas ou conjuntivites, podem sofrer de problemas relacionados com a imunidade.

Porque temos carências nutricionais?
Acha que comer uma dieta equilibrada é garantia de que tem o sistema imunitário em boa forma? Os alimentos são hoje muito mais pobres em nutrientes do que já foram, devido à utilização de químicos que afectam as propriedades dos alimentos. As frutas são apanhadas antes do período ideal de maturacção, altura em que atingem a riqueza máxima de fitoquímicos (antioxidantes que protegem dos radicais livres). Um estudo de 2004 (IZiNCG) revela que cerca de um quinto da população tem carência de zinco, um mineral importante para a imunidade. O consumo de alimentos refinados e as dietas alimentares pobres em determinados nutrientes não favorecem este cenário; e sempre que negligenciamos um período de maior carência (gravidez, aleitamento, menopausa, terceira idade), a balança desequilibra-se mais ainda. Os erros alimentares tem um preço no organismo, e o mais elevado recai no seu mecanismo de defesa.

Porque destruímos as nossas "boas" bactérias com antibióticos e outros fármacos?
Os antibióticos matam não só as bactérias mas, mas também toda a flora intestinal benéfica do intestino. Os doentes que tomam medicação muito agressiva (radioterapia, quimioterapia) e doentes crónicos têm quase sempre as suas defesas fragilizadas.

Porque, naturalmente, envelhecemos?
Não adianta lutar contra os anos: a partir da adolescência, o timo (órgao que controla as células imunitárias T), começa a atrofiar. Na altura da meia-idade, já só tem cerca de 15% do seu tamanho máximo, o que compromete a acção das referidas células e de todo o sistema imunitário.


Cogumelos imunoestimulantes 
O Shitake contém lentinina, polissacárido que activa o sistema imunitário, reconhecido pelas suas propriedades anti-fúngicas, pela capacidade de reverter a proliferação das células de leucemia. Também em 2003, o Journal of Medicine Food refere um estudo clínico com Maitake, em que a ingestão da fracção D do cogumelo travou a progressão de metástases e aumentou a actividade das células NK. O Reishi e um cogumelo japonês que protege os linfócitos T e tem acção anti-tumoral, imunomoduladora e anti-inflamatória. O cogumelo Agaricus contem um polissacárido que estimula a actividade dos macráfagos, linfócitos T e B, acção comum ao cogumelo medicinal Poria Cocos, também usa do na China como tónico para os mais idosos.


Extracto de alho envelhecido
Praticamente tão eficaz como uma vacina contra a gripe, o extracto de alho envelhecido (EAE™) aumenta a actividade das células NK e estimula a actividade de outras (Iinfócitos e macrófagos). O EAE™ inibe o crescimento de Candida albicans, um fungo que provoca infecções orais e vaginais e a Heliobacter pilori, bactéria associada a úlceras estomacais e cancro. Em pessoas com alergias, o EAE™ pode prevenir a libertacção de histamina ate 90%, reduzindo as reacções alérgicas.


Vitamina C
Vitamina antioxidante bem tolerada pelo estômago que, em comparacção com ácido ascórbico, sobrevive na corrente sanguínea até o dobro do tempo. É essencial para a saúde do sistema imunitário e cicatrização de feridas.


Astragalus
Planta estimulante com propriedades antivíricas, que aumenta a actividade das células imunitárias e destrói as cancerosas. Em 2002, um estudo clínico demonstrou que a Astragalus pode aumentar a eficácia da quimioterapia e reduzir os seus efeitos adversos.


Oregão
Muito utilizada na culinária, esta planta inibe bactérias e fungos e tem sido utilizada como anti-septica das infecções do aparelho urinário. É antiviral e antioxidante.


OliveiraPadronizada em 18% de oleuropefna, é antioxidante e anti-microbiana. O Inst. de Biologia Molecular e Celular de Espanha reconhece-lhe poderes antivirais e um estudo de 2003 revela que o extracto de folha de oliveira pode reverter modificações associadas ao vírus VIH-1.



Fonte:
Revista Performance

domingo, 12 de dezembro de 2010

A Tríade da Mulher Atleta

O que é a tríade da mulher atleta?
Reconhecida em 1992, representa uma síndrome em que a alimentação desregrada, a amenorreia e a osteoporose se encontram relacionadas. O Colégio Americano de Medicina Desportiva publicou em 1997 a sua primeira posição oficial sobre a Tríade (actualizada em 2007) [*1], chamando a atenção de médicos e treinadores para a sua gravidade e facultando orientações estandardizadas para a prevenção e tratamento de atletas com um ou mais componentes da tríade.
Recentemente, reconheceu-se que cada componente da tríade ocorre num contínuo e que as atletas que evidenciam uma das suas componentes podem eventualmente ser diagnosticadas com esta síndrome.

Principal alvo
Apesar de se desconhecer a prevalência exacta da tríade, alguns estudos com atletas mostram que cerca de 30% das estudantes integradas no desporto universitário dos EUA e de 60% das atletas de alta competição da Noruega estão em risco de tríade. Os resultados destes estudos indicam que a tríade existe não só nas mulheres atletas, mas também em mulheres jovens normalmente activas.
Como acontece a tríade da mulher atleta?
A alimentação desregrada constitui o cerne da tríade da mulher atleta e está relacionada com uma insuficiente disponibilidade energética. Se esta se mantiver baixa por um período de tempo prolongado aumenta a probabilidade de ocorrência de distúrbios menstruais graves, como a oligomenorreia (ocorrência de ciclo menstruais intermitentes com durações iguais ou superiores a 36 dias) e a amenorreia.
O efeito protector do estrogénio (a regularidade do ciclo menstrual está associada a uma produção adequada de estrogénio e progesterona) no tecido ósseo encontra-se bem estabelecido na mulher. O estrogénio aumenta a eficiência da absorção intestinal do cálcio, diminuiu a sua excreção urinária e reduz a taxa de remodelação óssea, que, se excessiva, favorece a reabsorção em detrimento da formação óssea. Condições crónicas de hipoestrogenismo podem conduzir à osteoporose, ou seja, a terceira componente da tríade.
Algumas consequências: As consequências de uma massa óssea diminuída ou de osteoporose numa jovem incluem o risco de fractura de fadiga durante a prática desportiva assim como de fracturas relacionadas com osteoporose prematura. As atletas com amenorreia apresentam ainda um risco de doença cardiovascular aumentando devido a disfunção endotelial relacionada com o efeito protector dos estrogénios.


REFERÊNCIAS OU NOTAS:
[*1] – ACSM Position Stand, The Female Athlete Triad, Medicine & Science in Sports & Exercise Vol. 39:10, págs. 1867-1882, Outubro 2007 

Fonte: http://logon.prozis.pt/a-triade-da-mulher-atleta/

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

TECHNOLOGY AND TAEKWONDO – Combate de Demonstração

No dia 15 de Dezembro, pelas 21H00, convidam-se todos os interessados, em assistir à apresentação dos novos coletes electrónicos de Taekwondo num Combate Espectacular a realizar no Pavilhão da Escola Secundária da Ramada - Odivelas.


ATLETA HODORI ESCOLA DE TAEKWONDO X ATLETA DO BELENENSES FUTEBOL CLUBE
Categoria Júnior – 63Kg

Como prevenir e tratar gripes e constipações

Evite o stress
Durante as férias e épocas festivas, temos tendência para nos preocuparmos com mais o dinheiro que vamos gastar ou as prendas que ainda faltam comprar. Se não formos capazes de controlar o stress, podemos enfraquecer o nosso sistema imunitário. Descubra o que o está a deixar stressado e ataque o problema.


Durma mais
Se não dormirmos o suficiente, o nosso corpo não estará preparado para lidar com o stress diário. O recomendado é 7-9 horas de sono.

Lave as mãos frequentemente
No meses gélidos do Outono e Inverno, o nosso contacto com as pessoas é maior, já que passamos mais tempo dentro de portas. Vale a pena o esforço extra de lavar as mãos regularmente ao longo do dia, para minimizar a transmissão de germes e bactérias. Nota: esfregue as mãos durante o mínimo de 15 segundos.

Pratique exercício físico regularmente
Estudos científicos mostram que o exercício físico fortalece o sistema imunitário , aumentando o número e a actividade das células responsáveis pelo combate das bactérias e infecções [*1].

Dicas de nutrição


Tenha uma dieta equilibrada
Isto é difícil de conseguir agora na altura das festas, mas a verdade é que uma dieta equilibrada dá-lhe mais hipóteses de vencer a luta contra a gripe e constipação. Se não come pelo menos 2 peças de fruta por dia, considere a hipótese de começar a consumir um suplemento multivitamínico.

Assegure o bom funcionamento do sistema digestivo
Se o seu sistema digestivo não funcionar correctamente, o sistema imunitário vai sofrer com isso. Toda a gente pode beneficiar com o consumo de probióticos, cuja função é auxiliar o sistema digestivo a desempenhar a sua função e conceder resistência natural. Os probióticos são encontrados em iogurtes ou suplementos.

A vitamina D é fundamental
A vitamina D é produzida pelo organismo quando este está exposto ao sol. À falta de sol, deve assegurar a ingestão de vitamina D através de suplementos alimentares. E por quê? Um recente estudo científico mostrou que a vitamina D activa células do sistema imunitário, sendo fundamental para o seu bom funcionamento [*2].

Uma chávena de chá todos os dias
Beba um pouco de chá verde todos os dias. O chá verde contém propriedades chamadas polifenóis, que funcionam como antioxidantes. Os antioxidantes previnem contra o stress acumulado.

Tenha cuidados extra quando viajar


Quando viajamos, podemos quebrar com facilidade algum dos pontos supracitados: ter uma dieta equilibrada, evitar o stress, ter bons cuidados de higiene, não praticar exercício físico, etc. Na impossibilidade de praticar exercício físico, faça pelo menos uma caminhada diária de 15 minutos. Se não tiver tempo para almoçar ou jantar em condições, leve sempre barras de proteína consigo, que contêm os nutrientes essenciais de uma refeição.
REFERÊNCIAS OU NOTAS:
[*1] – Pedersen, B. & Hoffman-Goetz , L., Exercise and the Immune System: Regulation, Integration, and Adaptation , Physiological Reviews Vol. 80, Nº 3, págs. 1055-1081, Julho 2000 
[*2] – Rode von Essen, M. et. al.Vitamin D controls T cell antigen receptor signaling and activation of human T cells, Nature Immunology, Vol. 11, págs. 344–349, Março 2010

Fonte: http://logon.prozis.pt/como-prevenir-e-tratar-gripes-e-constipacoes/

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Como evitar recuperar o peso que perdi?

É uma das questões mais recorrentes, dizem médicos, nutricionistas e endocrinologistas. A maior parte da informação disponível indica que, no que diz respeito a exercício, quanto mais, melhor. Aceite a ideia de que a actividade física é necessária para o sucesso da manutenção do peso, ainda não está estabelecida a quantidade/ frequência necessária para mantê- lo depois de uma perda de peso acentuada.

As recomendações de 1995 do Centers for Disease Control / American College of Sports Medicine (CDC/ACSM) propõem 30 minutos de actividade física, moderada a intensa, directivas criadas a pensar na promoção da saúde e prevenção de doença, mas reconhecidas também para o controlo de peso[*1]. Segundo o relatório de 2001, estas recomendações já estavam aquém do necessário [*2].

Actualmente, os dados mais recentes do ACSM sugerem o seguinte [*3]:

- Exercício físico de intensidade moderada entre 150 a 250 minutos/semana é eficaz na prevenção de ganho de peso. No entanto, apenas providenciará uma modesta perda de peso;

- Exercício físico de intensidade moderada superior a 250 minutos/semana resultará numa perda de peso significativa;

- De maneira a manter o peso controlado, a actividade física praticada deve ser superior a 150 minutos/semana.




REFERÊNCIAS OU NOTAS:
[*1] Physical Activity and Public Health – A Recommendation from the Centers for Disease Control and Prevention and the American College of Sports Medicine, JAMA 273:402-407, 1995
[*2] – Appropriate Intervention Strategies for Weight Loss and Prevention of Weight Regain for Adults, American College of Sports Medicine Position Stand (2001)
[*3] – Appropriate Physical Activity Intervention Strategies for Weight Loss and Prevention of Weight Regain for Adults, Medicine & Science in Sports & Exercise Vol. 41:2, págs. 459-471, Fevereiro 2009



Fonte: http://logon.prozis.pt/como-evitar-recuperar-o-peso-que-perdi/

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Marche pela sua Saúde!

Para quem tem um orçamento mensal reduzido, a marcha é uma actividade física muito acessível a qualquer pessoa.
A marcha é uma das actividades mais conhecidas e utilizadas na área do fitness.Esta é uma actividade física muito eficaz, uma vez que andar e correr são movimentos espontâneos, e livres para o ser humano.

Benefícios da Marcha
• Um coração e um pulmão mais sadio; 
• Maior resistência física – músculos, ossos e articulações sadios; 
• Ajuda no controle do stress, ou seja, ajuda você a relaxar e sentir-se menos tenso; 
• Melhora na capacidade de dormir rapidamente; 
• Diminui o risco a obesidade, em conjunto com uma alimentação balanceada e equilibrada; 
• Melhora o colesterol bom HDL e diminui o colesterol ruim LDL. 
• Com todos esses benefícios ocorrendo internamente no seu corpo, não poderia deixar de ocorrer a melhora da sua auto-estima e da melhora da disposição do seu dia a dia.

Para Caminhar correctamente, basta que:
• Mantenha uma postura correcta, evite o tronco inclinado para a frente; 
• Utilize sapatos confortáveis e adequados para caminhadas; 
• Escolha as horas de menor calor, para evitar a desidratação;
• Vista roupas leves e claras; 
• Beba muita água, mesmo que não tenha sede; 
• Controle a sua frequência cardíaca; 
• Aumente de forma progressiva a intensidade da marcha.




Fonte: Revista Performance