domingo, 16 de maio de 2010

Como contar calorias e perder peso

O segredo para emagrecer poderia resumir-se nesta afirmação: coma menos e exercite-se mais! Parece simples, não parece? A teoria é simples de entender. A prática já é algo um pouco diferente e nem sempre fácil de aplicar. 

Determine quantas calorias deve consumir por dia

Antes de mais, saiba quantas calorias deve consumir por dia de maneira a manter o seu peso actual. Isto é possível saber através de alguns cálculos simples. Siga estes passos:

1) Converta o seu peso em pounds (medida usada nos EUA). Para isso, multiplique o seu peso em kg por 2,2. Exemplo: Se pesa 70 kg -> 70kg * 2,2 = 154 lbs (pounds);

2) Multiplique o seu peso em pounds por 15 e aí terá o número de calorias que necessita para manter o seu peso actual. Exemplo: 154 lbs * 15 = 2310

*Estes valores assumem que a pessoa é moderadamente activa, ou seja, pratica algum tipo de exercício aeróbico (caminhar, correr, subir escadas, etc) pelo menos 30 minutos por dia.

Corte no número de calorias diárias

Para perder peso, precisará de consumir menos calorias do que as que necessita para manter o seu peso actual. Por exemplo, para perder entre 0,5 a 1kg por semana, deve ingerir menos 500 a 1000 calorias diárias.
Usando o exemplo, com 2310 calorias diárias mantém o seu peso actual, deverá ingerir entre 1310 a 1810 calorias de maneira a perder entre 0,5 a 1kg por semana. Tenha em atenção de que o valor de consumo calórico não deve ser inferior a 1200 nas mulheres e 1500 nos homens. Ingerir calorias insuficientes pode prejudicar a sua saúde, na medida em que não estará a consumir os nutrientes necessários para um desenvolvimento sadio.

Faça exercício físico

Caso veja que gosta demasiado de comer para conseguir cortar calorias suficientes, pratique exercício físico. Um ginásio é uma boa opção. Lá poderá correr no tapete ou pedalar na bicicleta, entre outras coisas. Numa sessão de 1 hora num ginásio pode queimar entre 400 a 800 calorias.
Caso não queira frequentar o ginásio, poderá praticar 30 a 60 minutos de jogging na rua.

Conte as calorias de todas as refeições

Tudo aquilo que foi dito até aqui só faz sentido caso controle o seu consumo calórico. Faça uma lista com aquilo que costuma comer diariamente e totalize o número de calorias provenientes da sua dieta. Consulte a tabela de calorias dos alimentos que se encontra aqui no blog para fazer as contas. Não se esqueça que o número de calorias de um produto varia consoante a dose indicada. Leve isso em atenção quando for totalizar o número de calorias.

Tenha em atenção que cortar nas gorduras nem sempre significa cortar no número de calorias. Alguns produtos livres de gordura possuem quantidades extra de açúcar para compensar o sabor perdido na remoção das gorduras. Para além disso, produtos baixos ou em gordura ou livres dela não são baixos em calorias caso os consuma em grandes quantidades.

Experimente seguir o método aqui proposto. Ficará surpreendido com os resultados obtidos a curto prazo.




Fonte: http://logon.prozis.pt/como-contar-calorias-e-perder-peso/