terça-feira, 25 de maio de 2010

5 excelentes dicas para acelerar o metabolismo


O Verão está quase a chegar e com ele vêm as férias e a praia. Nesta altura, muita gente tenta compensar o sedentarismo do resto do ano, procurando formas rápidas para conseguir um corpo perfeito.

Quanto mais acelerado estiver o seu metabolismo, mais calorias queimará. Quantas mais calorias queimar, mais depressa eliminará a gordura do seu corpo.

Aqui ficam cinco excelentes e simples formas de acelerar o metabolismo de forma saudável e natural:

1) Treine! A maior parte das pessoas sabe que o exercício físico só traz benefícios para a saúde. No entanto, muitos não passam da teoria à prática. A investigação científica mostra que o exercício pode aumentar o metabolismo do seu organismo. Agora que o sol veio para ficar, vá para rua correr ou andar de bicicleta. Um estudo recente mostrou que apenas 3 minutos diários de sprints são suficientes para aumentar o metabolismo [*1]. Já não pode usar a desculpa do “Não tenho tempo”.

2) Coma mais vezes em menores quantidades. Os estudos científicos mostram que comer entre 4 a 6 vezes por dia faz com que o metabolismo esteja sempre activo durante todo o dia. A noção das 2 grandes refeições + pequeno almoço está muito enraizada na sociedade, mas a verdade é que este padrão reduz o metabolismo do organismo devido ao grande espaço de tempo entre as refeições.

3) Não dispense o pequeno-almoço. Enquanto dorme, a intensidade do seu metabolismo é drasticamente reduzida. Para quebrar esta tendência, é fundamental tomar o pequeno-almoço. Esta primeira refeição logo pela manhã é o pontapé de saída para o seu metabolismo começar a trabalhar em grande ritmo. O nosso carro funciona melhor com combustível e o nosso corpo não é diferente. “Atestar” logo pela manhã é a melhor forma de começar a queimar calorias ao longo do dia.

4) As camas foram feitas para dormir. Sim, já sabemos que isto não é novidade para si. Provavelmente ouve desde o infantário que dormir faz bem à saúde. Mas a questão é: pratica isto? A falta de sono diminui o número de calorias que o corpo queima e pode, inclusive, conduzir a estados de depressão.

5) Não se esqueça das gorduras… essenciais! Investigação científica mostrou que os ácidos gordos essenciais aumentam o metabolismo e contribuem para a perda de peso. O ómega 3 acaba com o stock de gordura do seu corpo [*2].

Passos simples que lhe podem trazer resultados grandes!

REFERÊNCIAS OU NOTAS:
[*1] – Babraj, J. et. al.Extremely short duration high intensity interval training substantially improves insulin action in young healthy males, BMC Endocrine Disorders 9:3, Janeiro 2009 
[*2] – Mori, T. et. al.Dietary Fish Oil Upregulates Intestinal Lipid Metabolism and Reduces Body Weight Gain in C57BL/6J Mice, The Journal Nutrition 137:2629-2634, Dezembro 2007

Fonte: http://logon.prozis.pt/4-excelentes-dicas-para-acelerar-o-metabolismo/