quinta-feira, 15 de abril de 2010

Centelha Asiática no combate à celulite!!

Centelha Asiática

A sua designação em Latim é Centella asiática. A centelha asiática é uma planta anual herbácea da família Opiáceas, originária da Ásia, como o seu próprio nome indica.

A celulite é um problema não só de quem tem problemas de excesso de peso mas também para quem tenha o peso ideal.

A centelha asiática é uma planta medicinal muito usada no combate à celulite. Há mais de 3.000 anos os habitantes da Índia, África e das Ilhas do Oceano Pacifico utilizavam a centelha no tratamento de lesões cutâneas. A partir de 1941 ficou comprovada a composição química desta planta. O bioquímico francês, Jules Lépine, descobriu que a planta possui um alcalóide que pode rejuvenescer o cérebro, os nervos e as glândulas endócrinas.

Esta planta tem propriedades que activam a circulação local, contribuindo significativamente para a eliminação das gorduras localizadas.


Princípios activos:

Tanino, matérias resinosas e pépticas. Os constituintes da fracção triterpenica da centelha actuam normalizando a produção de colágeno ao nível dos fibroblastos, promovendo o restabelecimento de uma camada colágena normal e flexível e consequentemente “desencarcerando”as células adiposas, permitindo a libertação da gordura localizada graças à possibilidade de penetração das enzimas lipolíticas.

Esta função promove a normalização das trocas metabólicas entre a corrente sanguínea e os adipócitos. Esta função é ainda auxiliada pela melhora da circulação venosa de retorno e pela diminuição da fragilidade capilar, que combate os processos degenerativos do tecido venoso.

Também controla a fixação da prolina e alanina, elementos fundamentais na formação do colágeno. Sua acção sobre os edemas de origem venosa orientam o tratamento das celulites localizadas.
Favorece o processo de cicatrização e age sobre fibroses de várias origens.

Apresenta também uma certa acção anti-inflamatória. O asiaticosídeo presente na centella tem acção antibiótica e age como cicatrizante de feridas na pele.

A centelha age como um eutrófico do tecido conjuntivo, normalizador da circulação venosa de retorno, tónico, vasodilatador periférico, calmante, refrescante, anticelulítico e preventivo de rugas. Estimulante, diurético, narcótico; usado como estimulante cutâneo, no tratamento de dermatoses, eczemas, manifestações sifilíticas, reumatismo. Externamente o infuso é usado no tratamento de úlceras e demais afecções cutâneas.

Como fitoterápico a centelha é indicada também em úlceras varicosas, hematomas, rachaduras da pele, varizes e celulite.

Como fitocosmético é indicado no tratamento da celulite e da gordura localizada.

Mas a centelha asiática só por si não chega. Aconselha-se também uma alimentação saudável, beber em média 2 litros de água por dia, incluir na sua alimentação legumes, verduras e frutas, evitar refrigerantes e bebidas gasosas.