sábado, 30 de janeiro de 2010

O que comer após o exercício?

É importante consumir hidratos de carbono tais como fruta ou sumo de fruta ou um suplemento de hidratos de carbono rápidos nos 15 minutos pós-exercício para ajudar a restabelecer os níveis de glicogénio.

A investigação demonstrou que comer 100-200 gramas de hidratos de carbono duas horas antes de um exercício prolongado é essencial para ter os níveis de glicogénio certos durante o exercício e para poder continuar a fazer um exercício intenso. Se comer os hidratos de carbono mais do que 2 horas antes do exercício o seus níveis de glicogénio armazenados no musculo baixam cerca de 50%. A razão para isto acontecer é que o consumo de hidratos de carbono estimula a produção de insulina, que ajuda na produção de glicogénio muscular.

Hidratos de carbono e proteína versos Velocidades de Recuperação:
Pesquisas mostram que a combinação de proteína com hidratos de carbono nas duas horas após o exercício quase duplica a resposta insulínica, o que resulta em mais glicogénio armazenado.O melhor rácio de proteínas e hidratos de carbono é de 4:1 (quatro gramas de hidratos de carbono para cada grama de proteína). Comer mais proteína do que este rácio tem um impacto negativo porque atrasa hidratação e a reposição de glicogénio.

Um estudo revelou que os atletas que tomavam hidratos de carbono e proteínas depois do treino tiveram em 100 por cento a reposição de glicogénio muscular do que aqueles que só tomaram uma bebida de hidratos de carbono. Os níveis de insulina também foram maiores naqueles que consumiram hidratos de carbono e proteína.

Proteína após o exercício:
Consumir proteínas tem outras utilizações importantes após o exercício. Proteína fornece os aminoácidos necessários para reconstruir o tecido muscular danificado durante o exercício. A proteína também pode aumentar a absorção de água do intestino e melhorar a hidratação muscular. Os aminoácidos contidos na proteína estimulam o sistema imunológico, tornando-o mais resistente a resfriados e outras infecções.

Conclusão:
Se está a procura da melhor forma de repor os níveis de energia do seu corpo após um bom treino a melhor combinação é uma bebida com o rácio de 4:1.4 de hidratos de carbono para 1 de proteína. Os alimentos sólidos não funcionam tão bem como uma bebida desportiva pois uma bebida e mais fácil de digerir e normalmente já vem com os valores certos.