segunda-feira, 28 de abril de 2008

Coração: stresse é o “novo” factor de risco


Como pode o exercício ajudar doentes cardíacos? Sabia que o potássio é importante na prevenção de arritmias? Notícias do Congresso Nacional do Instituto de Exercício e Saúde.

O que é reabilitação cardíaca? De acordo com a Organização Mundial de Saúde, lembrou a especialista Ana Diegues, é o “conjunto de actividades necessárias para fornecer ao doente com cardiopatia uma condição física, mental e social tão elevadas quanto possível, para lhe permitir retomar pelos seus próprios meios um lugar na vida da comunidade, de uma forma tão normal quanto possível.” Exercício físico incluído e consensual a nível da importância do contributo que oferece do ponto de vista cardiológico. Numa primeira fase, duas a três vezes por semana ou uma caminhada todos os dias. Com uma duração, indicam as guidelines, de 20 a 60 minutos, de forma contínua ou intervalada. Cada etapa do treino, contudo, está programada com diferentes sessões de exercício. O treino de força, por exemplo, só é introduzido numa segunda fase. Na prática, um retrato daquilo que os doentes podem encontrar no Instituto do Coração e que foi explicado por Marco Pereira, pós-graduado em reabilitação cardíaca. O número dos que efectivamente fazem reabilitação cardíaca fica aquém das estatísticas estimadas.

“Apenas 3% dos nossos doentes cardíacos fazem reabilitação cardíaca”
Carlos Catarino, médico cardiologista, Fundação Portuguesa de Cardiologia


A actividade física insuficiente é um dos factores de risco na doença cardiovascular. A alimentação desadequada é outro. Basta este binómio para que se estabeleça uma relação perigosa com a diabetes, insuficiência cardíaca e o próprio agravamento da doença cardiovascular, “diagnosticou” Elsa Feliciano, nutricionista, da Fundação Portuguesa de Cardiologia. As questões alimentares na saúde do coração são provadas com evidências:

Entre Inimigos: os dois ácidos gordos saturados mais perigosos chamam-se mirístico e palmítico. Lembre-se deles quando os vir na carne vermelha e nos lacticínios, nomeadamente nos iogurtes que são enriquecidos com natas.

O poder do potássio: é muito importante para o equilíbrio do sódio no organismo, já que o potássio ajuda a diminuir a pressão arterial. E não julgue que o sódio lhe “passa ao lado” na dieta: cada vez que ingere 1 grama de sal, está a consumir 400 ml de sódio.
Quem sofre de hipocalémias (níveis sanguíneos muito baixos de potássio) está também mais sujeito a arritmias. O que pode ser um motivo para os problemas de coração que afectam jovens atletas de competição.